ANTES DO CREPÚSCULO

Código do Produto: Literatura / Ficção / Romance
Disponibilidade: Em Stock

Autor(es): Francisco Monteiro Pereira


Páginas: 272
Editor: Zaina Editores
ISBN: 9789728948320
Idioma: Português


Sinopse
Adriano Silvestre Pontes Cidade tem mais memórias que futuro.
Professor na pacata Santarém, outrora rainha do Tejo e hoje capital empobrecida pela crise e pela longa incúria dos homens, vive dias sombrios em pleno Verão de 2013.
Setembro traz de novo os estudantes, a cidade acorda da modorra estival e revela a Adriano duas mulheres luminosas: Beatriz, professora de Matemática — uma incógnita num corpo de formas perfeitas —, determinada a mostrar que o binómio de Newton pode ser tão belo como a Vénus de Milo e a ardente e generosa Diana, ilhoa de S. Miguel, inspectora da Polícia Judiciária a braços com a investigação de diversos crimes de índole sexual na região.

ANTES DO CREPÚSCULO é um peculiar romance com alguma teoria económica pelo meio, num país à beira da bancarrota. 
Por ele perpassam também acontecimentos mais longínquos e memórias dos pardacentos anos 50, das transformações sociais dos anos 60, da vulcânica década de 1970 em Lisboa — lutas estudantis, o 25 de Abril, as paixões exacerbadas, as desilusões políticas... 
Com o dealbar de um novo milénio no horizonte e Portugal no auge da ilusão de prosperidade, quase quinhentos anos depois de Cabral, Adriano “redescobre” o Brasil, terra quente, sensual, e por vezes absurda, que se habituará a amar como segunda pátria e aonde haveria de voltar algumas vezes.

Muitos sonhos esfumaram-se, muitas esperanças foram vãs e vida assemelha-se cada vez mais a um campo de restolho envolto em névoa ao entardecer…

“Toque os sinos que ainda pode tocar/Esqueça a dádiva perfeita/Há uma falha em tudo/É assim que a luz entra”, diz Leonard Cohen numa das suas míticas canções…

×
×
×

dsgag

×
×
×
×