Segredos da Memória

Autor: Elias Cachado Rodrigues


Páginas: 135
Editor: Zaina Editores
ISBN: 9789728948269
Idioma: Português


Sinopse
“Estórias ilustradas ao sabor do tempo que se redescobre ao sabor da escrita.”

Não é um livro de contos, nem de crónicas, também não é um romance histórico, nem tão pouco um livro de memórias, é sim um pouco de tudo isto, é uma mistura entre a fição e as memórias do autor.

Elias Rodrigues, arquitecto de formação e profissão, pintor nas horas mais livres, músico à guitarra, é uma alma com preocupações de índole social e etnográfica. É entusiasta assumido, à semelhança do seu pai, pelas coisas da génese cultural, das suas gentes, de um património colectivo que se pretende que perdure na memória. 
Este trabalho é, também ele, um retrato, imaginado de um povo, em especial, o de Almeirim, terra de criação e que o acolhe ainda nos tempos decorrentes. Esta forte ligação às suas origens e esta surpresa que nos guardou, ao revelar esta sua obra escrita, fortifica os laços com os seus.
É oportuno recordar a sua obra fotográfica publicada em livro no ano de 2001, em que se denota, já então, uma clara intenção em dar-nos a conhecer, neste caso, através da imagem e texto, a sua terra e Lisboa. 
Também nesse trabalho é expresso o popular, as gentes humildes, os sorrisos francos e abertos, olhares doridos mas que abrigam esperança. Uma vontade transformadora que adveio com Abril. 
Este livro é, em si, também, uma expressão da vivência popular, dos diálogos abertos, dos registos circunstanciais que sustentam uma memória, que também pode ser a nossa.

×
×
×

dsgag

×
×
×
×