Caracterizar a Acção Educativa para Ensinar a Partir do Aluno

Autor: Carla da Conceição Pereira Lopes


Páginas: 286
Editor: Edições Cosmos
ISBN: 9789727622658
Coleção: Análise da Acção Educativa
Idioma: Português


Sinopse

A acção educativa deve ter em conta a singularidade do ser humano e, por isso, ser personalizada e individualizada. Nela a autora insurge-se então contra a já demasiada mas corrente padronização dos comportamentos paternos face aos filhos e referindo-se à Escola diz que esta segue, cada vez mais, essa modelagem, já que nela a criança passa a fazer parte de grupos rígidos de alunos que recebem dos professores o mesmo tipo de estímulos. Porquê? Porque sendo muito corrente que o professor tente ensinar a todos da mesma maneira, com os mesmos métodos, os mesmos meios para que se atinjam os mesmos objectivos, se procura não raro que todos adquiram os mesmos conhecimentos, ao mesmo ritmo e ao mesmo tempo. 
Enfatizando a sua posição crítica a autora alerta para o facto de ser corrente que no fim do ano, quando o aluno não alcança os objectivos pretendidos, não raro lhe reste repetir, no ano seguinte, o mesmo caminho. Extrapolando desta constatação, o conteúdo da obra sublinha que a este tipo de caminhar se colam fracassos dolorosos de muitas crianças que, sujeitas à tortura proposta, passam a transportar sinais de desagrado face à Escola, descrença nos professores, frustração face às suas pseudo incapacidades e revolta por sentirem que também os pais se posicionam muitas das vezes do lado daqueles que tanto a 
penalizam.

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